19h45 às 22h
Vagas: 20
Palestrantes: Parte 1: Relações entre agroenergia e os tipos de contratos agrários - Profa. Dra. Patrícia de Almeida, pesquisadora associada do projeto, Universidad de Piura UDEP/PERU. Parte 2: Estudos de viabilidade técnica econômica do uso de biomassa - Prof. Dr. Daniel Marcelo, chefe do projeto. Universidad de Piura UDEP/PERU. Parte 3: Avanços na modelagem de gaseificacao de biomassa - Prof. Dr. Elder Mendoza, Pesquisador associado do projeto. Universidad de Piura UDEP/PERU.
Assuntos do minicurso: A utilização da biomassa para geração de energia está relacionada com os custos de produção da biomassa, com o processo industrial de produção e com a eficiência do processo termoquímico seja na combustão direta ou nos processos de gasificação. Adicionalmente, são importantes os mecanismos de acesso à terra e/ou à matéria prima em quantidade suficiente e estável para sustentar a produção industrial e a geração de energia nas usinas.
Vagas Esgotadas
Vagas: ilimitadas
Palestrantes: Profa. Dra. Patricia Gorisch – UNISANTA - Doutora em Direito Internacional Ambiental, Mestre em Direito Internacional. Pós Doutora em Direito da Saúde pela Università degli Studi di Messina, Itália. Pós-Doutoranda em Direitos Humanos pela Universidad de Salamanca, Espanha. Coordenadora do Observatório dos Direitos do Migrante da Unisanta. Professora do Programa de Mestrado em Direito da Saúde e Graduação da UNISANTA. Presidente Nacional da Comissão de Direito dos Refugiados do IBDFAM - Instituto Nacional de Direito de Família. Advogada e membro do RLF da Cruz Vermelha de São Paulo. Membro da Comissão Nacional de Migração e Refúgio da União dos Escoteiros do Brasil. Membro do ProMigra da USP. Membro do ISFL - Holanda. Membro da Rede Iberoamericana de Direito da Saúde. Advogada da Patricia Gorisch advocacia.
Assuntos do minicurso: Neste curso abordaremos o início da vida, com os contratos nas técnicas de reprodução humana assistida, bem como a reprodução humana assistida heteróloga à luz da Resolução 2168/2017 do CFM. Na temática da pesquisa em seres humanos e no desenvolvimento da vida, abordaremos as questões éticas ligadas à temática, bem como os ensaios clínicos em pessoas com deficiência. Na temática da transexualidade, abordaremos o tratamento jurídico na infância e adolescência e o direito ao esquecimento. No fim da vida, abordaremos o testamento vital, inclusive aquele realizado por criança e sua validade no Brasil.
Vagas Esgotadas
9h às 11h15
Vagas: ilimitadas
Palestrantes: Dr. Renato Mehanna Khamis e Dra. Renata Salgado Leme – Dr. Renato tem Mestrado e Doutorado em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Lecionou em diversas Universidades, e atualmente é Professor do Curso de Graduação em Direito e do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Direito à Saúde da Universidade Santa Cecília. A Dra. Renata possui mestrado e doutorado em Direito da Saúde. É membro da Comissão de Direito da Saúde da OAB Santos e da OAB Guarujá. Possui experiência nas áreas de Sociologia Geral e Jurídica, Metodologia Científica, Direito Romano, História do Direito, Filosofia Jurídica, Ciência Política e Direitos Humanos e Fundamentais. Desenvolve estudos principalmente sobre os seguintes temas: direito, ética, democracia, cidadania, justiça, ensino jurídico, direitos humanos e grupos vulneráveis.
E-mails: renatomehanna@unisanta.br; renataleme@unisanta.br
Assuntos do minicurso: neutralidade rede e liberdade econômica; liberdades públicas nas redes sociais; campanha eleitoral via mídias digitais; telemedicina.
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Vagas: 25
Palestrante: Dr. Miguel Petrere Junior - Professor Titular Livre na Universidade Federal do Pará (UFPA - campus de Belém); Professor titular credenciado na PPGEAP em Ecologia Aquática e Pesca na UFPA, na UNISANTA; membro titular da ACIESP (Academia de Ciências do Estado de São Paulo) e Fellow da The Linnean Society of London; atua principalmente nos seguintes temas: diversidade, Amazônia, ecologia de peixes e da pesca, ecologia de represas, manejo de estoques pesqueiros continentais e marinhos, usando modelos matemáticos e estatísticos tanto analíticos como de simulação.
E-mail: mpetrerejr@gmail.com
Assuntos do minicurso: Geologia; clima; paisagem terra/água; tipologia das águas; ictiofauna e a pesca; Amazônia pré-descobrimento; origem dos índios; primórdios da colonização; consequências da construção de estradas na região; produtividade da floresta em pé; construção de represas; garimpo de ouro aluvionar; modelo equilibrado de ocupação do solo.
Vagas Esgotadas
Vagas: 20
Palestrante: Prof. Dra. Maria Auxiliadora Drumond - Depto de Genética, Ecologia e Evolução, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em planejamento de áreas protegidas pelo Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza (Costa Rica), mestre e doutora em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela UFMG. Trabalha com gestão de áreas protegidas, sistemas socioecológicos, educação ambiental emancipatória, manejo e gestão adaptativa e participativa de recursos naturais e educação, formal e não formal, em ecologia e outras áreas relacionadas à conservação da natureza.
Assuntos do minicurso: Parte I. Fundamentos da abordagem socioecológica: Manejo Adaptativo, Pesquisa-ação, Etnobiologia e Etnoconservação; relações de perda-ganho e conflitos de interesse; Participação social na elaboração, desenvolvimento de projetos e na tomada de decisão. Parte II: Como facilitar a participação social em projetos de conservação: principais métodos e ferramentas utilizados – entrevistas, diagrama histórico, mapa falado, travessias, observação participante. Facilitação para atingir consenso e comportamento do pesquisador. Ética em projetos participativos. Parte III: Projetos com interface pesquisa e extensão: Estudos de caso.
Vagas Esgotadas
Vagas: 15
Palestrante: Prof. Dr. Tomás Ángel del Valls Casillas - Professor de Físico-Química na Faculdade de Ciências do Mar e Ambiental da Universidade de Cádiz/Espanha e cientista sênior e professor de Ecotoxicologia, Oceanografia, Ciência e Tecnologia Ambiental na Universidade Santa Cecília, Santos, Brasil. Tem experiência em Oceanografia, focada na avaliação da qualidade ambiental de ecossistemas de água doce e marinha, e trabalha com os principais temas: poluição; peso de evidências (WOE); mudança global; acidificação oceânica; biomarcadores; ecotoxicologia; vazamentos acidentais (petróleo, mineração etc.); gestão de material dragado. É coordenador e líder da rede UNESCO UNITWIN WiCop, do programa de Cátedra UNESCO, e membro da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (IOC / UNESCO). Foi condecorado com o prémio académico Regional Excellence ?Andalucia moving with Europe? pela excelência nos estudos de pós-graduação do ensino superior (coordenação Erasmus Mundus de 2011 a 2016). Atuou em vários comitês e conselhos nacionais e assessorou várias organizações governamentais e não governamentais nacionais, internacionais e multinacionais, incluindo agências de fomento à pesquisa. Foi premiado duas vezes (2006 e 2008) com o Prêmio Nacional emitido pelo Ministério da Presidência na Espanha por lutar contra a contaminação e a poluição nos ecossistemas marinhos e aquáticos.
Assuntos do minicurso: Efforts to stem global change include the application of new technological developments that aim to reduce atmospheric carbon dioxide (CO2) through the capture and storage (CCS) of this greenhouse gas in stable geological structures. We will discuss in this course the potential risks related to the application of CCS technology and the acidification of aquatic ecosystems through CO2 enrichment. We use the multiple lines of evidence approach (LOEs) to characterize the effects of the acidification with contamination in aquatic sediments. We highlight and discuss the effects of acidification on the LOEs including contamination and mobility of contaminants in sediments, toxicity, macrobenthic community structure, in situ effects, and bioaccumulation– biomagnification processes. We further will assess the results of acidification on the toxicity of organic contaminants such as antibiotics or illicit drugs like the freebase form of cocaine (crack). The main goal of using the LOE approach is to distinguish between adverse effects that are associated with contaminants and those related to acidification by enrichment of CO2 as a result of CCS technology. Previous assessments were not designed or conducted to incorporate an integrative point of view, nor did they employ a weight of evidence approach (WOE) in risk characterization and management of CCS operations and other situations related to acidification by enrichment of CO2 in the aquatic ecosystem. Based on the findings of this course, the WOE can identify the effects of the acidification on the different LOEs used for sediment quality: contaminant mobility, the adverse effects in organism under laboratory and field conditions, and the bioaccumulation–biomagnification of contaminants. The main strength in using the WOE is the ability of this method to discriminate between LOE responses associated with contamination by different organic and inorganic substances from those related to CO2 acidification itself. The WOE will significantly improve the risk assessment in areas affected by potential leakages of CO2 during CCS operations.
Vagas Esgotadas
Vagas: ilimitadas
Palestrante: Parte 1: Uso de borracha de pneus no isolamento térmico de paredes e tetos: modelagem, validação e comparação com paredes convencionais. Prof. Dr. Ubiraci Silva Nascimento, IV Universidade Estadual do Maranhão. Parte 2: Avanços na fabricação de combustíveis a partir de resíduos de biomassa - Prof. Dr. Lucas Ramos, Universidad de Piura UDEP/PERU. Parte 3: Estimação das emissões na combustão de biomassa. Prof. Dr. Carlos Teofilo Salinas Sedano, Universidade Santa Cecília/Brasil.
Assuntos do minicurso: Atualmente são empregados esforços em nível mundial para aumentar a eficiência de processos industriais, com o intuito de melhorar a qualidade da produção e conservação de energia ligados a práticas que atenuem ou evitem impactos ambientais. Se apresentam estudos sobre utilização de técnicas construtivas em prédios, que diminuem o consumo de energia e elevam o conforto térmico, além de estudos sobre a produção de combustíveis a partir de biomassa e avaliação de emissões na combustão de biomassa.
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14h às 16h15
Vagas: ilimitadas
Palestrante: Dr. Rodrigo Rodrigues Domingues - Pesquisador associado do Save our Seas Shark Research Centre - Nova Southeastern University, EUA. Em 2016 foi premiado com o Young Professional Award da American Elasmobranch Society – EUA. Revisor de grandes revistas científicas internacionais como Plos One, Frontiers in Marine Science, Fisheries Research, Fish and Fisheries, Aquatic Conservation, Marine Ecology Progress Series, Biological Journal of Linnean Society, Ecology and Evolution, Conservation Genetics, Molecular Ecology Resources, Scientific Reports, Evolutionary Ecology, Heredity, etc.
E-mail: domingues.pesca@gmail.com
Assuntos do minicurso: métodos moleculares para a identificação de espécies (PCR-multiplex, PCR em tempo real, COI Barcode) e suas aplicações para identificação de captura ilegal, misleabing e resoluções taxonômicas; técnicas de DNA ambiental para avaliar a fauna histórica e contemporânea de elasmobrânquios no Brasil; identificação de estoques; impacto das variáveis oceanográficas na interrupção do fluxo gênico; padrões e processos históricos responsáveis pela atual distribuição das espécies de elasmobrânquios; métodos de aproximação de abundância, através do tamanho efetivo populacional (Ne); estado-da-arte da inclusão dos dados genéticos nos planos de manejo e nas políticas de conservação de elasmobrânquios no mundo.
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Vagas: ilimitadas
Palestrantes: Dras. Gisela Vasconcellos Monteiro e Rosa Maria Ferreira Pinto - A Dra. Gisela possui doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. Tem experiência em Saúde Coletiva; é membro da Equipe Técnica da Visão Social Consultoria e professora responsável pelo Serviço de Atendimento Psicopedagógico da Universidade Santa Cecília. A Dra. Rosa tem experiência em ensino e direção de Instituições de Ensino Superior; atualmente é docente do Programa de Mestrado em Direito da Saúde da UNISANTA; tem experiência na área de Saúde atuando principalmente nos seguintes temas: educação em saúde, direitos sociais, serviço social e saúde, populações em estado de vulnerabilidade social, interdisciplinaridade, supervisão e formação profissional em Serviço Social.
E-mails: gisela@unisanta.br; rosaferreiroa@unisanta.br
Assuntos do minicurso: Psicologia como ciência e suas interfaces com as ciências sociais, humanas e naturais; a importância da produção científica no avanço do conhecimento psicológico e na formação profissional; pesquisa social e suas especificidades; fases, roteiro e elaboração de projetos de pesquisa que se relacionam com a saúde; a comunicação do processo de conhecimento através da pesquisa.
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Vagas: 20
Palestrante: Prof. Dr. Júlio Cesar Voltolini, coordenador do Grupo de Pesquisa e Ensino em Biologia da Conservação – ECOTROP, Departamento de Biologia, Unitau, Taubaté, SP. O Dr. Voltolini é especialista em Ecologia, Bioestatística, Evolução e Formação para o Ensino. É membro da diretoria da Sociedade de Ecologia do Brasil (SEB) e da International Association for Statistical Education. É Editor Chefe da Revista Biociências. Presta serviços de assessoria em delineamento experimental e análise estatística. Devido ao seu interesse em educação, entre os muitos trabalhos apresentados em congressos no Brasil e no exterior, pelo menos 80 decorrem de projetos desenvolvidos em conjunto com alunos.
Assuntos do minicurso: O ensino de ciências nas escolas tem sido muito discutido nos últimos anos quanto a necessidade de mais atividades práticas com o aluno passando a adotar um papel mais ativo e menos passivo, ou seja, um aluno protagonista. Ao mesmo tempo, o professor necessita moldar suas aulas com essa abordagem e atuar mais como um tutor em algumas das atividades deixando o aluno livre para pensar e agir. O uso de experimentos nas aulas pode auxiliar muito nessa abordagem e, no caso da Ecologia, a Aprendizagem Baseada em Projetos de Pesquisa permite a aplicação do método científico com os alunos de ensino fundamental e médio passando por todas as etapas de uma pesquisa e culminando com a apresentação dos trabalhos em congressos científicos. Nesta atividade mostraremos algumas ideias de projetos já desenvolvidos por escolas no Vale do Paraíba Paulista e podemos discutir novas propostas.
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