AOS MINICURSOS SERÃO OFERECIDOS NO DIA E HORARIO CONFORME O EXPOSTO ABAIXO:
Ministrante: Prof. Dr. Miguel Petrere Junior
E-mail: mpetrerejr@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9377772041367252
Mini currículo: O Prof. Petrere é licenciado em Filosofia (1972) e em Matemática (1974), pela antiga Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba, atual UNISO. É mestre em Ecologia (1977) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM)/ Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). PhD pela School of Biological Sciences - University of East Anglia/Fisheries Directorate - Lowestoft (1982), Reino Unido. Também é professor Livre-Docente aposentado do Departamento de Ecologia da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro, professor Titular Livre aposentado da Universidade Federal do Pará (UFPA - campus de Belém). Possui vasta experiência em Bioestatística e na área de recursos pesqueiros continentais e marinhos aplicando modelos quantitativos, tanto analíticos como de simulação, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade, Amazônia, ecologia da pesca, ecologia de represas. É membro titular da ACIESP (Academia de Ciências do Estado de São Paulo) e Fellow da The Linnean Society of London. Em 2020, por uma pesquisa conduzida por uma equipe da Universidade de Stanford- EUA (Updated science-wide author databases of standardized citation indicators) foi reconhecido entre os 100 mil Cientistas mais influentes do mundo, dos quais 600 são do Brasil.
Assunto: O Minicurso abordará a pesca artesanal no ambiente aquático amazônico, que é composto por uma vasta rede de rios, lagos, igarapés e várzeas, sendo um dos mais ricos e biodiversos do planeta e que abriga uma incrível variedade de vida, desde minúsculos plânctons até os maiores peixes de água doce do mundo, como o pirarucu (Arapaima gigas) e a piraíba (Brachyplatystoma filamentosum). No Minicurso serão tratados os importantes temas que envolvem a problemática da pesca artesanal dando ênfase a Importância e Resiliência dos Povos Tradicionais ante Impactos das Mudanças Ecossistêmicas não-Lineares e Globais. Destaca-se a discussão e estudos sobre os temas relacionados ao Ciclo da água, o Combate às Mudanças Climáticas, e o Pulso de Inundação, que também conhecido como cheia sazonal.
Vagas Esgotadas
Ministrante: Profa. Dra. Renata Salgado Leme
E-mail: renataleme@unisanta.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9305934870432423
Mini currículo: Renata Salgado Leme, possui graduação na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na Universidade de São Paulo (1987), Graduação em Direito na Universidade Católica de Santos (1992), Mestrado em Direito na Universidade de São Paulo (1998), Doutorado em Direito na Universidade de São Paulo (2004), Doutorado em Direito Reconhecido pela Direção-Geral do Ensino Superior de Portugal, grau acadêmico português de Doutor (2022). Professora titular da Universidade Santa Cecília, na Graduação da Faculdade de Direito e no Mestrado de Direito da Saúde. Coordena o grupo de pesquisa Transdisciplinaridade e Direitos Humanos (CNPQ). Advogada, desde 1992, membro de Renata Salgado Leme Advocacia, no âmbito consultivo e contencioso. Membro do IASP - Instituto dos Advogados de SP. Membro da Comissão de Direito da Saúde da OAB Santos.
Objetivo: Apresentar uma análise sobre o atual panorama da situação jurídico-judicial do uso terapêutico da Cannabis medicinal no Brasil.
Elaborar discussões estabelecendo ambiente e pensamento científico próprio para análises comparativas entre Brasil e outros países, com destaque para Portugal.
Vagas Esgotadas